Saúde COLATINA

Carreta “Saúde da Mulher” chega a Colatina.

Na estrutura são ofertados exames como ultrassonografia e mamografia, entre outros atendimentos.

18/06/2024 21h27 Atualizada há 1 semana
Por: Redação

Depois da vinda da Carreta da Saúde, uma unidade móvel com um mutirão de atendimento oftalmológico realizado na primeira quinzena deste mês, agora é a vez da Carreta da Saúde Mulheres de Luz, na área ginecológica, estacionar na praça Sol Poente, que a partir de desta terça-feira (18) vai ficar em Colatina, atendendo de segunda a sábado, das 08 às 18 horas.

O veículo é totalmente equipado com a infraestrutura necessária para a realização de consultas e exames como ultrassonografia e mamografia, e outros procedimentos. O projeto itinerante é fruto de uma parceria entre o Brasil e a Alemanha que percorre todo o país.

A unidade está funcionando na Praça Sol Poente

A previsão é que um total de 2.500 pessoas, entre crianças, jovens e adultos, a partir de 01 ano de idade, sejam atendidos. Apesar do nome, o projeto não está atendendo apenas as mulheres; também está aberto a todos, inclusive homens de todas as idades. Além dos dois exames que poderão ser feitos na própria unidade móvel, também será feito o encaminhamento para outros exames necessários, para a realização no Sistema Único de Saúde (SUS).

Com a iniciativa, a expectativa da Prefeitura, segundo a Secretaria Municipal de Saúde (Semus), é zerar as filas de consultas e de exames especializados. O coordenador nacional do projeto, Juliano Inácio de Araújo, explicou que os consultórios contam com equipamentos essenciais para a realização de consultas e exames para todas as idades avaliados pelos médicos.

“Temos cinco consultórios. Dois médicos fazem parte da equipe de atendimento e contam com a atuação de uma equipe de apoio da rede municipal de saúde, formada por técnicos de várias áreas. É um projeto muito bacana, uma parceria muito bacana com os municípios, com a intenção de diminuir as filas e amenizar o gargalo que existe para atendimento no SUS”, disse.

“O agendamento deve ser feito nas Unidades de Saúde nos bairros. O público maior é sempre as mulheres. Para as crianças, por exemplo, que têm algum problema urinário, ou algum problema pélvico, que precisam fazer uma ultrassonografia, o exame será feito aqui mesmo. Os adolescentes também serão atendidos. Os homens que precisarem, por exemplo, de uma ultrassonografia abdominal, de próstata e de tireóide podem ser atendidos aqui também”, explicou a coordenadora de Regulação em Saúde da Semus, Mariana Gomes Lankheet.

Segundo ela, o município dá todo o suporte para o atendimento aos pacientes, com a atuação de uma equipe especializada. A Secretaria faz todo o serviço de infraestrutura, a partir da preparação dos pacientes antes da consulta e a prescrição de receita, e também nos encaminhamentos e procedimentos posteriores necessários. Quem estiver interessado deve procurar a unidade de saúde”.

 

Clique abaixo e nos siga no Instagram: @rede.colatina

https://www.instagram.com/rede.colatina?igsh=cWtzYjRsMG5uMmc5

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.