Segundo familiares de Danilo Lipaus Matos, de 20 anos de idade (imagem abaixo), ele foi executado por Policiais Militares, por ter sido confundido com algum criminoso.
Informações que constam em ocorrência da Polícia Militar, durante o cerco tático realizado na noite desta sexta-feira (31) realizado no cruzamento da Av. Ângelo Morozini e a Rua Bandeirantes, no Bairro Aeroporto, em Colatina-ES, uma viatura da PM deu prioridade a acompanhamento a um veículo Fiat Strada, já acompanhado por outras equipes, e que poderiam ser indivíduos que estariam em fuga em uma caminhonete roubada, e possivelmente seria esse veículo Fiat Strada. Na ocorrência há relatos de uma situação de tiros efetuados por um homem na Avenida Castelo Branco, próximo ao Sanear (bairro Aeroporto).
Ainda segundo consta no teor da ocorrência, houve contato visual com um Fiat Strada, na rua Ângelo Morozini, em alta velocidade, nesse momento, sendo utilizado sinais sonoros e luminosos para que o indivíduo parasse o veículo, porém todas as ordens emanadas não foram atendidas pelo condutor, o veículo visualizado era um modelo Strada, marca Fiat de cor branca, placa ODK 5B27, que segundo foi informado no boletim, já havia tentando se evadir de outras guarnições o qual ao avistar a viatura avançou com o veículo em direção aos militares.
Neste momento, considerando as informações repassadas por policiais envolvidos na ação, e temendo pela vida dos agentes, em virtude de todo cenário criado durante o acompanhamento, 02 (dois) PMs desembarcaram da viatura, e efetuaram disparos contra o veículo. Ao consultar a placa do veículo por meio sistema de informações foi constatado o possível condutor, identificado como Danilo Lipaus Matos, de 20 anos de idade, o qual foi confirmado posteriormente pela perícia. Ao todo foram efetuados 30 disparos pelos dois policiais. Em apoio à guarnição, outra viatura cercou o veículo pela frente, onde a ocorrência relata que nesse momento foram ouviram vários disparos, e que outros 02 (dois) PMs disparam ao todo mais 14 (quatorze) tiros. Ao todo foram 44 disparos das armas dos policiais.
Após o ocorrido, as equipes acionaram o SAMU que compareceu ao local constatando o óbito do jovem Danilo Lipaus Matos.
A ocorrência informa ainda que foi acionada a equipe da Policia Civil que realizaram a perícia no local. Segundo teor do boletim, Danilo, já alvejado, abriu a porta do veículo, caindo no chão, do lado de fora, e não mais se movimentou. De imediato, foi realizada busca no veículo onde foi localizado um também que um celular contendo a CNH da vítima dentro da capa de proteção além de um cordão, que possivelmente pertencem à vítima. Também foi apreendido um celular Iphone 6 que estava no interior do carro, mais precisamente embaixo do tapete do banco do carona.
A Polícia Militar informou que o armamento utilizado pelos militares envolvidos nesta ocorrência, foram recolhidos para averiguação e elucidação dos fatos.
Pelas redes sociais é grande a comoção pela morte do jovem Danilo Lipaus Matos, de apenas 20 anos de idade. Familiares e amigos destacam que Danilo era uma pessoa do bem.
Durante este sábado (01) uma situação cogitada por pessoas próximas à vítima, é de que Danilo havia ingerido bebida alcoólica com amigos e teria ficado apreensivo com a perseguição da polícia, e que temendo por perder sua CNH, tirada recentemente, preferiu não parar tentado sair daquela situação. Essas mesmas pessoas próximas ao jovem Danilo afirmam que ele era um jovem sem qualquer pendência com a justiça ou com a polícia e alegam que ele foi assassinado por policiais militares.
Familiares questionam as autoridades sobre a suposta arma que a vítima teria em posse, já que a em um trecho da ocorrência é citado troca de tiros, destacando sua ausência como prova de que o jovem foi executado por agentes do Estado, afirmando que Danilo nunca fez uso de nenhum tipo de arma de fogo.
Os parentes da vítima pedem uma investigação independente e a responsabilização dos responsáveis pela morte do rapaz.
O Portal Rede Colatina acompanha o caso e assim que houver pronunciamento da Polícia Militar ou da Secretaria de Estado de segurança Pública, estaremos atualizando as informações.
A família informou que Danilo será sepultado neste domingo (02) as 10 horas da manhã.
Clique abaixo e nos siga no Instagram:
Mín. 13° Máx. 22°
Mín. 16° Máx. 27°
Tempo limpoMín. 16° Máx. 25°
Chuvas esparsas