Política Colatina

URGENTE: Colatina tem cerca de 18 mil eleitores com Títulos cancelados. Atenção ao prazo para regularização.

O eleitor precisa estar com a situação regularizada para votar nas próximas eleições.

22/02/2024 22h36 Atualizada há 4 meses
Por: Redação Fonte: Justiça Eleitoral

Em outubro deste ano os eleitores vão escolher prefeitos e vereadores em seus respectivos municípios. Mas para votar e ficar em dia com a justiça, todo cidadão, que tenha alguma pendência ou aquele que ainda não tirou seu Título, deve ficar atento a alguns prazos.

Para conferir se o seu título de eleitor está regular, basta entrar no site do www.tse.jus.br e ir até a aba “Serviços”, localizada no canto superior direito. Nela, clique na opção “Situação Eleitoral”. Logo após, é só informar o CPF, e o sistema informará a situação do título.

O título de eleitor pode ser solicitado a partir dos 15 anos, sendo obrigatório a partir dos 18 anos. O adolescente de 15 anos poderá votar caso complete dezesseis anos até a data da eleição, 6 de outubro.

O fechamento do cadastro eleitoral é definido em lei e ocorrerá, neste ano, no dia 08 de maio. Significa que, a partir de 09 de maio, o cadastro eleitoral estará fechado para novas inscrições e outros procedimentos, tais como transferência de títulos e regularização da situação eleitoral.

Caso não regularizem a situação, além de ficarem de fora das eleições municipais deste ano, a eleitora e o eleitor não conseguem tirar passaporte, carteira de identidade, ingressar em universidade ou renovar matrícula em instituição de ensino superior, assumir cargo comissionado ou efetivo por aprovação em concurso público, obter empréstimo em instituições públicas com crédito mantido pelo governo e ainda podem enfrentar outras restrições.

Atualmente, o município de Colatina-ES possui cerca de 18 mil eleitores cujos títulos encontram-se cancelados. O Cartório, que fica no Bairro Maria das Graças, funciona das 12 às 18 horas de segunda a sexta-feira.

Os documentos (originais) exigidos para os procedimentos eleitorais referentes ao título de eleitor são:

1. ALISTAMENTO

RG, CPF, Comprovante de residência em nome do eleitor ou do pai/mãe.

Quitação com o serviço militar (eleitor do sexo masculino com 19 anos completos).

2. REGULARIZAÇÃO DE TÍTULO CANCELADO

RG, CPF, Comprovante de residência em nome do eleitor ou do pai/mãe.

3. TRANSFERÊNCIA (DE OUTRO MUNICÍPIO PARA COLATINA)

RG, CPF, Comprovante de residência em nome do eleitor ou do pai/mãe que comprove residência mínima de 3 meses na cidade.

Quitação de débitos existentes, se houver.

4. ALTERAÇÃO DE LOCAL DE VOTAÇÃO

RG e CPF

5. ALTERAÇÃO DE NOME

Documento original com o nome atual.

A Justiça Eleitoral alerta para que as pessoas se adiantem para evitar transtonos de "última hora".

Clique abaixo e siga nosso Instagram: @rede.colatina

https://www.instagram.com/rede.colatina?igsh=cWtzYjRsMG5uMmc5

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.